Sobre

O Arrotos Culturais é um site dedicado a análise e crítica de filmes clássicos e contemporâneos.

Estamos no ar desde 2009 e durante o ano acompanhamos diversos lançamentos na expectativa de recomendar as melhores produções ao leitor. Ao final do ano, tradicionalmente, apresentamos a lista dos Melhores Filmes do Ano, um balanço dos filmes que mais se destacaram na opinião de nosso time.

Aqui você encontrará reflexões sobre diversas obras e autores do cinema mundial. Navegue por nosso site e não esqueça de assinar a newsletter do Arrotos para receber alertas dos últimos textos disponíveis no blog.

Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter. No site você encontrará os respectivos links para cada rede social. Navegue! Curta! Arrote!

QUEM SOMOS

Agnes Sofia Guimarães Cruz é estudante de jornalismo da Unesp Bauru, e ainda não desistiu de estudar cinema. É apaixonada por cultura, mas ainda insiste em querer resgatar as histórias perdidas do cotidiano, e para isso escolheu a dura vida de foca. Mas ela ainda tem esperança de sossegar suas utopias e passar mais tempo lendo bons livros e assistindo a mais filmes. É uma eterna frustrada por não ter com quem conversar sobre cinema e por isso procurou a ajuda do Arrotos.

Amaury Oliveira é estudante de Rádio e TV na Unesp. Guarulhense, sem grande história acadêmica ou profissional ou missionária ou ativista pra contar até aqui, e que está prolongando sua breve biografia com informações redundantes para dar mais volume. Gosta de cinema desde 2008 ou 2009. De vez em quando gosta de compartilhar interpretações ou apenas observações sobre filmes, séries, etc.

Menino da cidade grande, Carlos Fernandes envolveu-se com artes cênicas durante toda a sua adolescência, ao final dela descobriu sua paixão pela História, mas acabou aventurando-se pelo sertão paulista, instalando-se na, até então desconhecida e longínqua, cidade de Botucatu onde cursou Biologia na UNESP. Lá, concluiu também o mestrado e agora faz o seu doutorado na área de biologia molecular estrutural, estudando proteínas de veneno de serpentes. O tempo fez com que largasse o teatro, mas não as artes. Atualmente, dirige em Botucatu, ao lado de Daniel Moraes e Amanda Marcolino, o Cine Clube Ybitu Katu.

Daniel Kojak é estudante de Rádio e Tv na Unesp de Bauru. Assumiu sua cinefilia em meados de 2007 graças ao fórum Making Off e neste mesmo ano criou, junto a Carlos Fernandes o cineclube Ybitu Katu, na cidade de Botucatu, onde nasceu e cresceu.

Isabella Nascimento estuda Relações Internacionais na PUC-SP. Virou cinéfila aos 9 anos, quando falou ao seu pai que trabalharia com cinema “nem que fosse pra vender pipoca” depois da sua primeira sessão de gente grande. Agora escreve pra cumprir a promessa.

Thiago Carvalho Barbosa é Mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Educador especializado em História do Cinema pela PUC-SP. Realizou um curso de Edição Cinematógráfica no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o resultado será o filme Linha de Fuga de Alexandre Stockler. Dirigiu o documentário PJ20BR que trata da turnê de 20 anos de carreira da banda Pearl Jam pelo Brasil. Estudou documentário na Escola Livre de Cinema e Video de Santo André, onde participou da realização do curta Totó Melhor Que Pelé. Especializado em Som para Audiovisual pela Escola Inspiratorium e pelo Instituto B_arco.

Crítica de Filmes e muito mais. Bem vindo ao Arrotos Culturais!

Arte Arrotos

Arte de Valter Ferrari