A premissa é muito boa. Um grupo de astronautas sofre um acidente durante uma expedição à Marte, um dos astronautas é dado como morto, enquanto o restante do grupo inicia o procedimento de retorno à Terra. Poderia ser um ótimo filme no final da década de 70, auge da carreira de Ridley Scott. Mas, atualmente, o diretor tem se especializado em decepcionar os fãs.

Perdido em Marte, filme baseado no livro “The Martian” de Andy Weir, é centrado na superação de seu personagem principal, o astronauta Mark Watney (Matt Damon), sobrevivente que tem que se adaptar a um planeta inóspito até a chegada da próxima missão, 4 anos depois.

Watney não tem suprimentos suficientes para sobreviver durante o período, mas por sorte do destino é botânico e engenhoso o suficiente para criar uma estufa de batatas no planeta vermelho. Portanto, a jornada do herói percorre as dificuldades do astronauta durante a longa estadia.

A pobreza de conflitos no filme de Scott é assustadora cabendo às falhas mecânicas ou desastres naturais a tarefa de plantar algum obstáculo à sobrevivência do “MacGyver” americano. Perdido em Marte segue a fórmula americana de filme para toda a família. Isso fica evidente pela edição linear e didática do filme. A apresentação dos personagens se dá através de letreiros que indicam a hierarquia da agência espacial. Sequer a Disney trataria o espectador com tamanha pretensão.

O filme de Ridley Scott gasta 140 minutos para tentar equacionar a (im)possibilidade de um astronauta sobreviver diversos anos em Marte. Pior mesmo só tentar fazer o espectador acreditar que a NASA gastaria bilhões de dólares no resgate de uma única pessoa, ao mesmo tempo que o grupo regresso de astronautas seria unânime ao decidir voltar para salvar Watney. Impossível acreditar que com tantos bilhões em jogo a emoção prevaleça em detrimento da razão.

No final, a sensação de um filme Sessão da Tarde e a certeza que Ridley Scott está mais preocupado em engordar o bolso e mandar a própria carreira pro espaço.

Assista ao trailer de Perdido em Marte

Anúncios