No futuro quando analisarmos com certa distância a obra de Alejandro González Iñarritu perceberemos que Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) não estará entre os maiores destaques do diretor. Porém é admirável o esforço e competência em abordar o backstage da Broadway e porque não do próprio cinema contemporâneo.

Birdman trata da vida de Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que fez muito sucesso em décadas passadas interpretando um super-herói, Birdman, e que tenta se reerguer através da adaptação da peça What We Talk About When We Talk About Love, de Raymond Carver.

A peça em si é coadjuvante do backstage e personagens que fazem parte do universo de Thomson. Há a ex-mulher ponderada e sábia (Amy Ryan), a filha problemática (Emma Stone), o empresário ganancioso (Zach Galifianakis), o ator maluco prestes a tomar os holofotes da peça (Edward Norton) e a crítica mal-humorada (Lindsay Duncan). Tais personagens beiram o estereótipo de Hollywood como figuras de comportamento bizarro e excêntrico, o que obviamente desperta grande interesse narrativo. Tais personagens buscam algo em comum, o sucesso, não apenas da peça na qual participam, mas das próprias carreiras em uma busca constante para manter o status de celebridade.

Tecnicamente temos um recurso fotográfico que pode causar certo estranhamento, mas que ajuda a percorrer o universo esquizofrênico de Thomson, o plano-sequência. Nesse caso a técnica desliza por vários ângulos e cobre o teatro em todos seus níveis. Outro recurso empregado para construção da narrativa é a trilha-sonora, baseada em solos de bateria.

Birdman é composto de altos e baixos assim como a vida de Thompson, os melhores momentos são quando Birdman aparece e quando Mike Shiner está em cena. A presença do personagem de Edward Norton eleva o filme.

Se Birdman não é o melhor trabalho de Iñarritu, talvez seja o que contenha mais referências por ser base de um universo complexo, não só pelo cenário já descrito, mas também pelas alucinações que acompanham Thomson.
Trata-se de um filme exploratório que ao final entrega à filha de Thompson a mesma perspectiva do pai, uma herança maldita de diversos pássaros presos em uma gaiola chamada Indústria Cultural.

Assista ao Trailer de Birdman

Anúncios