Nick Cave está prestes a completar 20.000 dias na Terra. Nada melhor do que celebrar o fato expondo diversas nuances e curiosidades de uma carreira peculiar. Esse é o ponto de partida de Nick Cave – 20.000 dias na Terra, retrato de um artista inquieto e criativo. O personagem que encara a câmera é real, mas quase tudo que o envolve é tratado de maneira fictícia, fato que eleva a estética da obra a um patamar dificilmente alcançado por um documentário.

Tudo é milimetricamente calculado, desde a escolha dos entrevistados, passando pelos enquadramentos, efeitos e reflexões de Nick Cave. Mesmo na presença dos filhos, temos a grande farsa produzida pela narrativa cinematográfica – Nick come um pedaço de pizza com os filhos enquanto comportados assistem ao final de Scarface de Brian de Palma.

Nick Cave é entrevistado pelo analista que conduz o filme através de perguntas que cercam a relação do artista com a família e mulheres. Tudo sob controle, mesmo durante os ensaios com o Bad Seeds, quando uma nota parece prestes a sair do tom, existe uma edição primorosa que dá ritmo ao filme e prende o espectador durante toda a projeção. É possível sair da sessão com grande interesse pela vida e obra de Nick Cave e sua banda Bad Seeds.

Em determinado momento o artista reflete sobre a própria arrogância ao lembrar do testamento e da decisão de destinar todo dinheiro à criação do Museu Memorial Nick Cave. O que denotaria certo amadurecimento e humildade é contraposto pela narrativa totalmente conduzida e centrada em Cave. 20.000 dias na Terra é a prova de que não existem fronteiras entre ficção e documentário. Diversas produções partem do real e mergulham na ficção ao contrário desta que usa o “universo paralelo” de Cave na tentativa de transformá-lo em realidade.

Ao final é possível classificar a obra enquanto drama ao invés de documentário. Seja um gênero ou outro temos aqui uma das melhores produções de 2014, ano no qual um alienígena completou 20.000 dias na Terra.

Assista ao trailer de Nick Cave – 20.000 Dias na Terra

Anúncios