COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS 1

Somente para orelhas de abano

Documentário focado na relação de uma garota de oito anos e seu coelho de pelúcia, após ela perder a mãe. Destaque pra fotografia, apesar do filme apelar pra uma visão estigmatizada de uma criança em luto.

Histórias de Kijima

“O Sr. Kijima não é mais um yakuza. Ele escolheu um novo caminho”. Partindo dessa manchete em um jornal, um desenhista inicia uma jornada e enquanto desenvolve sua arte colhe depoimentos de diversas pessoas que possam contribuir de alguma forma para a história do Sr. Kijima. Destaque para a estrutura do documentário que brinca com os desenhos, desconstruindo em certo momento seu significado.

Uma Visita

Um grupo de idosos aguarda ansiosamente a visita de parentes e amigos. Documentário baseado na rotina de um lar de idosos. Destaque para o uso expressivo do som ambiente na construção da narrativa triste e melancólica.

Vegas

O American Dream consome moradores de uma Las Vegas nada glamourosa. Melhor documentário da sessão, traz uma boa reflexão sobre a crise econômica e o impacto da mesma no sonho americano. Destaque pras cenas de um jovem que sonha com o sucesso, mesmo tendo o fracasso como sombra.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL MÉDIA E LONGA METRAGEM

A Mentira de Armstrong

Uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade. Nem sempre.
O diretor Alex Gibney finalizava o documentário sobre o retorno do heptacampeão da Volta da França, Lance Armstrong, quando o lendário ciclista é desmascarado e banido do esporte pelo uso de doping. O filme revela os bastidores dessa grande farsa, por meio de depoimentos de Lance e de todos os envolvidos em sua carreira. Trata-se do documento audiovisual mais completo sobre o caso, um dos episódios mais vergonhosos da história do esporte. Com uma técnica que lembra a de Errol Morris, Gibney fora agraciado e generoso ao recontar a história inacreditável e que ganha poder pela figura real e mítica de Armstrong.

Anúncios