Jean Claude Brisseau é, antes de mais nada, um cinéfilo apaixonado que acabou se tornando autor de filmes. Assim sendo, não há baixo orçamento que o impeça de fazer o que mais ama: cinema. No caso específico de “A Garota de Lugar Nenhum”, os esforços feitos para que o filme acontecesse incluíram filmar com câmera digital no apartamento do próprio diretor, tendo ele e uma amiga próxima como protagonistas, além de uma equipe bastante reduzida. Nada disso diminui o filme, e o cinema transborda da tela com toda sua simplicidade e leveza.

“A Garota de Lugar Nenhum” nos traz a história de um homem viúvo de meia idade que, ao encontrar uma garota sendo atacada, decide levá-la a sua casa para cuidar dela. Depois desse acontecimento, coisas estranhas começam a acontecer na casa e na vida do personagem. A sinopse, por si só ou aliada ao título do filme, já são um convite instigante à sessão, conduzida por ótimos diálogos que ditam o ritmo do filme e não deixam o espectador se cansar dele. A erudição do Brisseau, que é grande pesquisador de filosofia e questões existencialistas, e a naturalidade dos atores vão traçando com sutileza um roteiro que acaba por surpreender o espectador.

O sobrenatural adentra o filme com a mesma naturalidade que ele vinha sendo conduzido. Ainda que de longe, faz lembrar o tailandês Apichatpong Weerasethakul, que em seus filmes também trata de temas fantásticos sem caricaturá-los. Usando muitas vezes o poder de sugestão, o místico toma conta do filme de forma “estranha e cômica”, como o próprio protagonista descreve um dos fenômenos na obra, mas ainda assim sem perder o charme.

Neste filme, Brisseau pouco apela para o erótico; diferente de obras anteriores dele, o relacionamento entre os protagonistas é quase paternal, embora passeie por outros sentimentos durante a sessão. “A Garota de Lugar Nenhum” é, acima de tudo, um filme sobre solidão, onde o espectador pode se deliciar com a experiência se entregando às delicadas graças do cinema de Brisseau.

Assista ao trailer de A Garota de Lugar Nenhum

Anúncios