Aos que acompanham o Arrotos, duas dicas indispensáveis, obrigatórias, necessárias, incontestáveis, quentes: a exposição Mr. América, que ocupa a Estação Pinacoteca com 170 obras de Andy Warhol, e a mostra do artista plástico, criador do universo visual da Tropicália, Hélio Oiticica, no Itaú Cultural.

Quantitativamente ricas (dá pra ficar pelo menos uma hora e meia andando pelos corredores dos museus), as duas exposições reúnem obras famosas dos artistas (o famoso Mao Tse Tung colorido de Warhol e os Parangolés, de Oiticica), mas também trazem – e aí está o diferencial – relatos reveladores e futuristas das duas figuras. Para Warhol, por exemplo, a arte só é perfeita quando agregada à beleza. (Aliás, bem Oscar Wilde). Enquando que para Oiticica, só há arte quando o espectador se funde a ela, se mistura, invade.

Nas mostras, o universo artístico de Oiticica e Warhol se abre até mesmo para o menos rebuscado espectador, convidando-o a pesquisar e refletir sobre a arte contemporânea.

O que diferencia uma da outra é a estrutura expositiva. Na Estação Pinacoteca, os quadros, pinturas e vídeo-instalações estão fixados nas paredes. No máximo, no teto (caso da obra “Silver Clouds”). E todos estão acompanhados não de legendas – o que é comum -, mas sim de declarações de Warhol dadas em entrevistas. Elas explicam o contexto político, social e cultural vivenciado pelo artista, e não caem na mesmice de apenas descrever a obra. Ótima sacada.

Já no Itaú Cultural, a exposição de Oiticica mostra a trajetória artística respeitando o que o autor pregava: a interação. Impossível sair de lá sem entrar em algum dos Penetráveis (construções labirínticas) ou vestir ao menos dois tecidos dos Parangolés. Não podia deixar de parabenizar o trabalho dos curadores Fernando Cocchiarale e César Oiticica Filho. Eles foram além ao mostrar o Hélio neoconcreto, “preso” aos quadros verticalizados.

Gente, vale a pena. E detalhe: a exposição do Hélio Oiticica é gratuita. A do Andy Warhol é baratinha. Custa R$ 4. Aos sábados, é de graça. Não deixem de ir.

Anúncios