Preisner

Zbigniew Preisner. Quem seria? O que faz? O que almeja? Se  ele fosse entrevistado em Talking Heads, eis os principais questionamentos. Entretanto a melhor apresentação pode ser feita musicalmente, já que é como compositor que Preisner tem renome internacional. O polaco é conhecido pelas trilhas-sonoras dos filmes de Krzysztof Kieslowski, com quem construiu uma das melhores parcerias cinematográficas de que tenho memória.

Por que dar tanta atenção a música se as imagens produzidas por Kieslowski já formariam uma bela estrutura narrativa? O próprio diretor polônes sabia que a colaboração de Preisner complementaria sua obra, construindo diversas sensações emotivas no espectador. Segundo Preisner, o diretor não sabia nada de música mas conhecia sua importância.

O leitmotiv sonoro é poderoso. A música no cinema pode ter um caráter metafísico e passar despercebida em um primeiro momento, no qual as imagens e os diálogos constituem o primeiro plano de observação. Porém ao retornar no mesmo tom e empregada em uma situação narrativa similar, a música pode conduzir a obra, dando índicios de sua atmosfera.

Os “Motivos Condutores” dos filmes de Krzysztof Kieslowski possuem uma sonoridade triste, delicada. Notas de piano perdidas,  lentamente orquestradas, diálogos sonoros entre os personagens e a própria existência. Uma música introspectiva que invade o canal auditivo e martela diversas emoções. Para Kieslowski, mais importante do que fazer o filme, era saber com quem fazer. O roteiro e os colaboradores eram as primeiras preocupações.

Um café entre Kieslowski e Preisner foi o ponto de partida para que a dupla começasse a trabalhar junta. Preocupado com a juventude do compositor, o diretor alertou sobre a importância da primeira colaboração – No End. Incomodado, Preisner salientou que trabalharia bem e nunca mais foi questionado. Juntos eles fizeram 17 filmes. Infelizmente a morte prematura de Kieslowski após a decisão de se aposentar, acabou com as esperanças de uma nova parceria. Felizmente a Arte produzida pela dupla de amigos está  registrada para sempre na História do Cinema.

Anúncios