Welcome

Hoje encerrei minha participação no II Panorama do Cinema Francês com o filme Bem-Vindo de Philippe Lioret. Sala com espaços vagos em uma noite agradavelmente paulistana. Voltei no tempo, na minha infância, período onde constantemente viajava até o litoral. Tinha pavor do mar mas adorava descer a serra e respirar aquele ar marejado. A solução encontrada foi minha matrícula em uma escola de natação, momento em que perdi o medo e comecei a disputar competições.

Por que relatar isso? Bom são experiências de vida que emergem após assistir a história do personagem Bilal, refugiado Iraquiano que começa a treinar natação na França para atravessar o Canal da Mancha até a Inglaterra. Tudo isso por um grande amor – Mina. Eu não tenho uma mina mas atravessei o centro da cidade por uma outra paixão – a sétima arte. Fiquei apaixonado pelo filme de Lioret.

Percebemos uma denúncia evidente da Xenofobia na Europa através da relação de Simon (professor de natação) e Bilal. Simon não é o xenófobo em questão mas todos os que o rodeiam insistem em adverti-lo quanto aos perigos de ajudar os imigrantes ilegais. Simon deixa o aspecto legislativo de lado pelo o que de fato acredita – amizade, solidariedade e humanismo. Essas qualidades emergem pela compaixão de Simon no decorrer do filme. A ex-mulher que aparentemente o deixara pela frieza fica assustada com a mudança repentina.

Essa compaixão com o próximo na qual o filme mergulha parece ter um limite para alguns personagens. Algumas vezes o termo compaixão é erroneamente entendido como pena. Em nenhum momento do filme Simon expressa o sentimento de pena a Bilal. O que os dois constrõem é uma forte amizade que  em alguns momentos chega ao patamar da relação pai e filho. Talvez tenha sido o filme mais bonito de todo o evento.

Bem-Vindo é uma inscrição no carpete da porta do vizinho que nem sempre expressa o real sentimento perante o outro. Para encerrar esse belo evento  que comemora o Ano da França no Brasil despeço-me com outra expressão – Obrigado por nos Visitar! Voltem Sempre!

Anúncios