eiffel

Hoje é o aniversário de um dos monumentos mais famosos do mundo – A Torre Eiffel. São 317 metros de altura, em uma estrutura idealizada por Gustave Eiffel para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa. A torre seria temporária e sobreviveu graças ao uso como antena para transmissão de ondas de rádio.

A dama de ferro não foi bem recebida pela população de Paris porém aos poucos se transformou em cartão-postal da cidade. Atualmente não visitamos a capital das luzes sem passar pela Torre Eiffel, monumento mais visitado do mundo.

Diversos cineastas a utilizaram como plano de fundo. Lembremos do travelling inicial de Os Incompreendidos de François Truffaut que ao passear por Paris circundava o monumento, transformado no principal eixo da cidade.

Vale lembrar que nações são compostas por símbolos e a Torre Eiffel é um dos mais fortes da França. Essa simbologia contribui na formação da identidade. É simples evidenciar tal fato – Coliseu, Paternon, Estátua da Liberdade, Cristo Redentor, etc. Muitos conseguem relacionar estas construções com suas respectivas cidades.

Porém, esse artificio simbólico pode ser utilizado com diversos propósitos, lembremos da Suástica, importante símbolo da Alemanha Nazista. Bom esta criação já é outra história…

Parabéns Dama de Ferro!

Anúncios